29 de novembro de 2009

Um presente de Natal em formato LIVRO

O livro O Pai Natal e o maiúsculo Menino foi apresentado ontem de tarde na Mãos à Arte.

três fotos

A livraria esteve bem recheada de pequenos e graúdos.

Pude contar com a feliz visita dos meus amigos Manuela Monteiro e Fausto Lima que já havia muito tempo não via. Um obrigada especial aos dois por esta bela surpresa.


duas fotos

Tenho que agradecer à Maria Elisa Sousa as simpáticas palavras que teceu sobre este livro que o João Pedro Mésseder escreveu e que eu ilustrei (e que um desses dias transcreverei para também poderem saborear um pouco do que foi dito).

meninos pintando


Os pequenos que por lá estiveram puderam colorir as suas próprias versões de alguns dos desenhos que compõem este livro enquanto nos ouviam contar como foi que este projecto nasceu.

Inaugurou-se em simultâneo a mostra dos originais que recheiam este livro de Natal.


Seguiram-se os tradicionais autógrafos e muitos dedos de conversa.

quadros
A exposição poderá ser visitada até ao dia 18 de Dezembro. E não se esqueça que se gostou de os ver na parede da Mãos à Arte imagine como ficarão bem melhor na sua parede lá de casa!

Obrigada a todos os presentes por este belo fim de tarde!

Uma dupla de MAIÚSCULOS…

O Pai Natal e o maiúsculo Menino está n’ O Livro Infantil. Obrigada por se lembrarem desta dupla que tanto trabalho tem pela frente nos dias que se avizinham!

19 de novembro de 2009

Porto Porto no jornal As Artes entre as Letras

As Artes entre as Letras

O livro Porto Porto, que João Pedro Mésseder escreveu e Helena Veloso ilustrou (Calendário, 2009) foi hoje alvo de destaque na rubrica Entre Livros no jornal As Artes entre as Letras, onde se analisam em igual porção as vertentes textual e pictórica.

O jornal, que sai quinzenalmente às quartas-feiras, percorre os caminhos «da História e do Património, das Artes Plásticas e da Arquitectura, da Música e da Ciência, da Filosofia e da Literatura, do Teatro e do Cinema, da Dança e da Fotografia, mas também da Lusofonia e do Ensino e Educação» (Estatuto Editorial).

Não percam!

18 de novembro de 2009

O Pai Natal e o maiúsculo Menino na Mãos à Arte

No dia 28, pelas 17h, eu e o João Pedro Mésseder estaremos na Mãos à Arte para vos falar como o livro O Pai Natal e o maiúsculo Menino nasceu.  
 convite 28 Nov
Fica aqui no convite mais um cheirinho do recheio do livro ;-)
Esta apresentação contará com o comentário crítico de Maria Elisa Sousa - a quem desde já aproveito para agradecer a disponibilidade e simpatia.
Em simultâneo será inaugurada a exposição dos originais de ilustração. E, quem quiser, poderá comprar uma delas lá para casa.
Apareçam!

15 de novembro de 2009

Guardador de Árvores de João Pedro Mésseder e Horácio Tomé Marques

guardador de árvores Editado pelaTrampolim,  com texto de João Pedro Mésseder e ilustrações de Horácio Tomé Marques, Guardador de árvores é uma colectânea de poemas, que aconselho a não perder, (principalmente) para leitores medianos e autónomos, sobre a qual teci algumas palavras:

«Em Guardador de Árvores, João Pedro Mésseder apresenta-nos uma colectânea de poemas unidos por uma mesma temática, a árvore. As suas palavras encerram uma manifesta homenagem às árvores «como antigas mães dos livros». (…) Esta publicação tem a rara particularidade de ter não só a palavra, mas também a imagem impressa a uma só cor, preto sobre papel branco (…)»

Quem quiser ler a recensão na sua totalidade poderá fazê-lo aqui.

14 de novembro de 2009

O Pai Natal e o maiúsculo Menino na Casa da Leitura

O Pai Natal e maiúsculo Menino

Este singelo presente de Natal foi recomendado pela Casa da Leitura com o comentário crítico de Ana Margarida Ramos:

«Construído como uma narrativa versificada, este texto dá conta, através das memórias e da reflexão de um narrador/sujeito poético de primeira pessoa, das modificações ocorridas na celebração do Natal, exprimindo uma certa nostalgia por um passado onde a festividade tinha mais conotações religiosas e afectivas, entretanto substituídas pelo consumismo.»

Quem quiser ler a recensão na sua totalidade poderá fazê-lo aqui.

Malasartes 18 e… eu!

MalasartesMalasartes2

A Malasartes 18 já está à venda.
Ofereço-vos a capa com uma belíssima ilustração da Fátima Afonso e…um cheirinho do seu recheio, com um artigo da minha autoria, sobre o álbum Um dia na Praia de Bernardo Carvalho:

[resumo]
«O álbum Um dia na praia, de Bernardo Carvalho, vive exclusivamente da ilustração potenciando, de igual modo, leituras múltiplas. Neste estudo pretende-se reflectir sobre o aparecimento do álbum como um novo conceito de livro, um objecto complexo e diferente, que provoca o surgimento de um leitor, também ele distinto, capaz de interagir e dialogar com os múltiplos códigos que o constituem.»

Boas leituras.

8 de novembro de 2009

Caneta Feliz e Guardador de Árvores na livraria Index

Convite_Trampolim  -  Index
Caneta Feliz e Guardador de Árvores são livros escritos por João Pedro Mésseder e ilustrados por Gabriela Sotto Mayor e Horácio Tomé Marques, respectivamente.
Na próxima sexta-feira dia 13, pelas 21h30, iremos estar todos juntos (nós os três e vocês, assim espero ;-)) na livraria Index para falarmos um pouco de como estes livros nasceram.
Quem gostar de Arte vai também poder deliciar-se com a exposição de alguns dos originais criados para os livros Caneta Feliz e Guardador de Árvores e, quem sabe, comprar alguma.
Até lá, boa semana!

A Casa Grande - apresentação

convite_CasaGrande[1]

A apresentação do livro A Casa Grande foi ontem (sábado) de tarde.
Eu estive lá!
Quem não pôde aparecer pode ficar a saber como nos divertimos com uma visita ao blog da Trinta por uma linha.

5 de novembro de 2009

O Prometido é Devido

Resultado das actividades realizadas, pelos meninos e meninas do Externato Paraíso dos Pequeninos, no dia em que assinalamos o Mês Internacional da Biblioteca Escolar todos juntos.

[actividade desenvolvida com os meninos e meninas dos 3, 4 e 5 anos de idade]

O livro Mais vale tarde do que nunca foi lido aos pequenos artistas até determinada página, depois, apenas as palavras foram reveladas. A partir daí a imaginação deles pôs-se a trabalhar e muitos foram os desenhos que surgiram para ajudar a clarificar o provérbio que o livro trazia como podem ver aqui.

Foi estimulante ver como até os (mesmo) muito pequeninos conseguiram transmitir uma mensagem clara com os seus rabiscos. E as histórias que eles me contaram (em jeito de confidência), a partir do que haviam desenhado, também foram extraordinárias.

[actividade desenvolvida com os meninos e meninas do 2º, 3º e 4º anos]

Caneta Feliz foi o livro utilizado para ser lido e visto até determinada página, depois, só as imagens foram mostradas. Deste momento em diante só puderam contar com a imaginação que era fortemente estimulada pela leitura das minhas ilustrações. Este jogo deu origem a diferentes finais para o fim da mesma história.

As interpretações que os vários pequenos escritores fizeram das minhas ilustrações foram muitas e diferentes como podem ler aqui.

Com esta experiência pude verificar que alguns meninos e meninas têm consciência relativamente àquilo que podem herdar dos seus pais enquanto detentores de saber; têm consciência da necessidade de nos preocuparmos com o nosso futuro (num sentido mais generalizado de preocupação com o planeta); percebem o conceito de romantismo e aplicaram-no na perfeição no contexto narrativo; compreendem a importância de um trabalho artístico ao demonstrar a necessidade da sua divulgação e muitos utilizaram este exercício como mecanismo de coping ao colocarem nas suas histórias o próprio reflexo das suas vivências e preocupações.

O leitor à medida que experimenta novos desafios, sejam imagens ou palavras, vai alargando os seus horizontes e enriquecendo-se constantemente.

Esperamos que a nossa visita tenha contribuído para o aumento qualitativo do arquivo individual de cada um dos meninos e meninas do Externato Paraíso dos Pequeninos.

Foi uma experiência muito enriquecedora e memorável.

E, claro, estão todos de parabéns!

Obrigada por me receberem! E um obrigada muito especial a todos os pequenos e graúdos que têm comentado a minha visita à vossa Escola ;-).