20 de setembro de 2010

EU FUI O MENINO JESUS na casa da leitura

c_eu_fui_menino_jesus_b Eu Fui o Menino Jesus é uma compilação de contos unidos por um mesmo mote que, como regista uma pequena nota no final da publicação, «já viveram em outras páginas, repartidos por vários Natais, com excepção do último» que empresta o nome ao livro e que foi escrito especialmente para esta edição. Assim, a propósito do Natal, e nomeadamente a partir de um poema e quatro breves contos, podemos ler sobre o presépio na voz de um ratinho chamado Daniel; sobre a longa jornada dos três Reis Magos de encontro ao «Menino Deus Salvador»; sobre um anjo cego que rapidamente descobre que «quem tem olhos nem sempre é quem vê melhor»; sobre um postal de Natal que não gosta do Natal e, finalmente, porque «a vida dá muitas voltas» testemunhamos como é que uma vida «outrora desgraçada» agora se encontra «serena e em paz». As palavras de João Manuel Ribeiro encontram-se muito bem acompanhadas pela habitual subtileza, em jeito de pontuação, das expressivas e sugestivas ilustrações de Anabela Dias.

Eu fui o menino Jesus foi escrito por João Manuel Ribeiro e ilustrado por Anabela Dias, Trinta por uma linha. Aconselho a leitura deste livro a leitores medianos e autónomos.

Gabriela Sotto Mayor para a Casa da Leitura.

Sem comentários:

Enviar um comentário