11 de outubro de 2010

COMO FOI… III encontro nacional de ilustração

expo1O III Encontro Nacional de Ilustração em São João da Madeira foi uma experiência bestial. Tenho que agradecer o convite a Sylviane Rigolet, mentora e organizadora do evento. Nós, os ilustradores e alguns escritores (mais os nossos acompanhantes: maridos, amantes, mães, irmãs, primos e tal e tal), fomos belissimamente tratados, diria até mimados. O hotel (WR, passo a publicidade) é cinco estrelas (embora na realidade seja de 4). Dorme-se mesmo bem naqueles lençóis brancos imaculados (ou assim parecem), frescos e acetinados! Fomos transportados numa pequena camioneta, de um lado para o outro, sem expo 2queixume, debaixo de chuva intensa e longos atrasos de algumas das criativas criaturas. Do hotel para as escolas - onde aconteciam workshops fantásticos com as crianças da terra – das escolas para o Centro Empresarial e Tecnológico – onde almoçávamos – dali para os Paços da Cultura – onde se inauguravam exposições, ouviam-se ilustradores, lançavam-se livros, apresentavam-se outros tantos, conhecíamos colegas de profissão, trocavam-se experiências… - e dos Paços da Cultura (agora já a pé) para o pequeno cafézinho onde jantávamos, detentor do expo 3sugestivo nome Bonzão! Depois de jantar, mais um pouco de informação, cultura e convívio. Depois levavam-nos de volta para o maravilhoso e confortável hotel para uma noite descansada e revigorante. Foi assim durante três dias. Fizeram-se várias visitas a locais de interesse de São João da Madeira. Eu visitei a Viarco (infelizmente apenas por poucos minutos) e o Museu de Chapelaria.

Deixo-vos algumas fotos. A exposição (1ª, 2ª e 3ª fotos em cima); a minha humilde contribuição para a exposição (1ª foto em baixo) (que este ano estava subordinada à temática do calçado); alguns dos meus trabalhos favoritos são os de Anabela Dias (2ª foto em baixo), Fátima Afonso (3ª foto em baixo), Teresa Lima (4ª foto em baixo) e, embora não tenha fotos (em plano aproximado) dos restantes, quero sublinhar a contribuição de Paulo Galindro, Inês do Carmo, Miguel Gabriel, Francisco Cunha e Daniel Silvestre. Obrigada ao Paulo Galindro, à Inês do Carmo e ao Marc pelas gargalhadas ao almoço. Gostei de vos conhecer.

gabriela sotto mayor anabela dias fatima afonso teresa lima

A visita à Viarco onde tivemos o privilégio de ser guiados pelo dono da empresa (4 primeiras fotos em baixo) e conhecer os ainda muito manuais processos de fabrico.

viarco 1 viarco 2
viarco 3 viarco 4

Visita ao Museu de Chapelaria (2 últimas fotos) onde tivemos o privilégio de ver uma demonstração de apropriagem (espero ter acertado no termo) por um verdadeiro mestre chapeleiro (um senhor que trabalhou naquela fábrica durante 60 anos). É onde se dá a forma final a um chapéu, também conhecida por zona dos dedos mágicos (já que todas as tarefas de enformar o chapéu eram exclusivamente feitas com os dedos). A última fotografia é de uma placa com uma descrição deliciosa da máquina de afinar copas feita por um ex-funcionário da empresa industrial de chapelaria.

museu de chapelaria1 museu de chapelaria 2

Este ano já acabou, mas ainda há a exposição para ver… se para o ano houver mais, não percam o convívio!

Todas as fotografias são da autoria de Nelson Rocha.

1 comentário:

  1. tu também estás muito bem representada : )
    esperemos por mais serões ilustrados...

    ResponderEliminar